O Grande Problema da Internet e da Democracia

Postado: Sat, 14 Jul 2012 12:12:40 -0300
A internet tem sido aclamada como um grande avanço para a democracia.
De fato, nunca tantos puderam manifestar as suas opiniões, antes seara exclusiva de alguns poucos editorialistas de jornais e colunistas famosos.
Mas eis que surge um problema.
Temos agora opiniões demais, cada um opinando sobre tudo em blogs, twitter e Facebook, e pouco consenso ou progresso de soluções.
A verdade é que não queremos a opinião dos outros.
Eu não quero a sua opinião. O que eu quero é dados novos que eu não tenho que possam mudar a MINHA opinião.
O que eu quero é uma outra forma de analisar o problema que eu não havia pensado ainda e que me faça MUDAR de opinião, já que eu não quero ter opinião errada sobre coisas importantes.
Se todos fizessem isto, lentamente as nossas "opiniões" se aprimorariam e convergiriam para uma solução de consenso e inteligente.
Mas o que vemos é justamente o contrário.
Opiniões mal construídas, com poucos dados ou até dados falsos, normalmente recheadas de ideologia ou melhor pré-conceitos.
De tantas "opiniões", jamais chegaremos a um consenso e teremos uma solução para os problemas mundiais.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Caro leitor,
A democracia deve ou deveria ser algo para o bem de todos, não se trata apenas de abrir ou espaço, mas abrir espaço para sinergia, agregar ideias, enfim, construir algo melhor. Este foi pensamento ao criar este espaço e por isso está aberto às contribuições.
Leitor anônimo gostaria muito de dialogar com você, pois sinto que aprenderei muito, mas acredito que podemos fazer essa comunicação por e-mail – ednaldo.ri@oi.com.br – responderei os questionamentos e refletirei com atenção aos comentários e contribuições.
Indico o excelente blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário