Um assunto muito sério: Atenção dos pais na infância é fundamental!


Desde que participei da palestra do psicoterapeuta Ivan Capellato em 2009 que procurei pesquisar sobre a importância dos cuidados nos primeiros anos de vida diante das consequências na vida do aluno. Inclusive, já tratei deste assunto aqui no Educação 3.0 (Educar não tem receita, mas tem orientação).
Atento às divulgações sobre o assunto, encontrei esta reportagem que mostra os resultados de uma pesquisa evidenciando a importância do afeto na infância.

 
Atenção dos pais na infância é fundamental!

Crianças que não têm a atenção e o carinho adequados podem sofrer de distúrbios psicológicos e comportamentais

 

14/12/2012 14:38
Texto
Beatriz Montesanti

 

Foto: Nana Sievers


"Amor é o básico necessário, e isso não tem nada a ver com dinheiro", Charles Nelson III

Será que o apego materno tem efeitos no desenvolvimento de um bebê? De acordo com uma pesquisa realizada na Romênia por pesquisadores americanos, a resposta é sim - e muito! A relação de crianças nos primeiros anos de vida com seus pais - biológicos ou adotivos- pode ser determinante para um bom desenvolvimento do cérebro.
O professor de pediatria e um dos autores da pesquisa, Charles Nelson III, da escola de medicina de Harvard, verificou que boa parte de distúrbios psicológicos e comportamentais constatados em adolescentes e adultos pode ser consequência da falta de atenção sofrida logo na primeira infância. A lista inclui problemas de relacionamento social, déficit de atenção, menor QI, síndromes similares a autismo e até déficit de crescimento (nanismo).
Isso acontece porque um cérebro menos maduro, como o de um bebê, é muito afetado por características fundamentais do ambiente, como a luz e a linguagem. Crianças criadas em orfanatos não recebem os estímulos necessários para o desenvolvimento, e por isso têm uma propensão maior a apresentar esses distúrbios do que aquelas que cresceram em um ambiente familiar, estimulante e enriquecedor.
Pode parecer óbvio, mas a pesquisa é importante para mostrar como, independente da situação socioeconômica, são o cuidado, o carinho e a atenção os maiores responsáveis pelo desenvolvimento da criança. "Amor é o básico necessário, e isso não tem nada a ver com dinheiro", diz Nelson.
A pesquisa, além de provar que abrigos podem ter um efeito negativo no desenvolvimento do cérebro, também apontou como há um período ideal em que é possível reverter os efeitos causados pela negligência: de preferência antes dos dois anos de idade.

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/atencao-pais-infancia-fundamental-726859.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário