"A Educação plena só acontece com base no tripé: aluno, escola e família", afirma jornal

Editorial: O aluno como centro

"A Educação plena só acontece com base no tripé: aluno, escola e família",

Fonte: Estado de Minas (MG) - 15/06/2012
Formar cidadãos e profissionais socialmente responsáveis e bem-sucedidos só é possível quando a Escola cria atividades que incentivem a liberdade de expressão e a criatividade e coloquem como prioridade a formação integral do Aluno, tanto no que diz respeito ao currículo Escolar obrigatório quanto à formação humana do educando. Fazer com que o estudante se sinta como centro do processo educacional é o principal fator para garantir a efetividade do Ensino. O crescimento do número de vagas nas universidades fez aumentar também a pressão por resultados em instituições com Ensino tradicional. Em Escolas com esse tipo de abordagem, ensina-se com foco em resultados. Espera-se que todos os Alunos tenham o mesmo ritmo de aprendizagem e que consigam o mesmo êxito em processos seletivos e vestibulares. Se antes os pais tinham o poder de decisão sobre a Escola dos filhos, hoje, em alguns casos, a Escola é quem escolhe seus Alunos. Na contramão da Educação com foco em altos rendimentos, surge a necessidade de valorizar o estudante, centro principal do processo educativo. Nesse sentido, cabe à Escola promover ações de envolvimento do estudante com as disciplinas ensinadas e aproximar os pais das atividades Escolares.
A Educação plena só acontece com base no tripé: Aluno, Escola e família. Demonstrar interesse pela rotina Escolar é acompanhar a execução de atividades, estar presente em reuniões de classe e eventos Escolares, interessar-se por inovações e mudanças pedagógicas e, acima de tudo, estar ao lado do estudante, fazendo com que o processo de aprendizagem seja contínuo. Nossos primeiros Professores são nossos pais; afastá-los do convívio com a comunidade Escolar seria cortar um vínculo necessário para a formação integral do Aluno. Outro importante agente no processo de valorização do educando é o projeto pedagógico da instituição em questão. A abordagem contemporânea de Ensino prega a valorização da formação integral do Aluno tendo como base o respeito mútuo, a criatividade e a excelência na Educação. Dar liberdade de expressão ao estudante e respeitar seu próprio ritmo não significa defender a desordem ou não oferecer aos Alunos uma Educação forte e efetiva, mas sim criar oportunidades para que o estudante expresse suas opiniões e imprima sua personalidade às atividades em sala de aula.
Um exemplo de atividade que nossa instituição exerce que explora o tripé da Educação é o Livro da Vida. O projeto consiste na criação coletiva de um livro que representa as atividades Escolares da criança ao longo da semana. A cada sexta-feira, uma criança do Ensino infantil leva o Livro da Vida para que, com os pais, em casa, retrate, por meio de um conto ou desenho, um trecho de livro ou uma atividade realizada em sala de aula que foi marcante na semana. O projeto serve de estímulo para a valorização do Aluno e para a participação familiar. Independentemente da ideia adotada na instituição para promover a integração da comunidade Escolar, é preciso dizer que destacar o papel do estudante como centro do processo educacional sempre resultará em bom rendimento Escolar e reforço da autoestima. Crianças e adolescentes mais autoconfiantes tendem a se tornar profissionais de sucesso, agindo com ética e competitividade no mercado.
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Mais um texto destacando a autoestima do aluno e a tríade Família + Aluno + Escola. Será que alguém tem dúvida da importância desta Tríade? O aluno no centro da educação é fundamental para fortalecer a autoestima e o bom desempenho, mas será que é assim que está acontecendo?

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