O que o aluno deve aprender em cada série/ano?


Brasil tem variedade de currículos para o Ensino Fundamental

Todos Pela Educação consultou capitais de todo país para saber como as redes organizam suas propostas curriculares


João Bittar/MEC



 

Mariana Mandelli
Colaborou Rita Trevisan

O que se ensina numa aula de matemática do 5º ano em Goiânia (GO) é o mesmo que os alunos de uma escola gaúcha aprendem? Os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de Recife (PE) têm acesso aos mesmos conteúdos de ciências que as crianças paulistanas? Existe uma base comum para o que professores de Brasília (DF) e Salvador (BA) ensinam em sala de aula?

Responder a essas perguntas não é muito fácil. O Brasil não tem um currículo nacional para a Educação Básica – tema que é historicamente alvo de muitas polêmicas. O que existe hoje são as diretrizes curriculares nacionais para cada etapa, da Educação Infantil ao Ensino Médio. No entanto, os documentos são bastante amplos, o que motivou o Ministério da Educação (MEC) a detalhar de forma mais minuciosa o que os alunos devem aprender em cada ciclo. É o que se chama de direitos de aprendizagem, tema que está em debate no governo federal há cerca de um ano (leia mais aqui).


 
Comentário:

Existe um paradoxo nesta situação: em cada parte do país as escolas ensinam o que querem e quando querem (ano, série, ciclo), mas a avaliação para o país inteiro é praticamente a mesma, seja no ENEM ou nos vestibulares, nas faculdades ou no mercado de trabalho. Precisa estabelecer o que é essencial, os pré-requisitos, o que básico, enfim, o que todos devem aprender e deixar uma parte para as necessidades específicas e/ou regionais. Mas em matemática, acredito que o currículo não tem o que regionalizar.

 

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