Outro aspecto de muita
controvérsia em relação ao TDAH é o diagnóstico. A melhor recomendação é que
seja feito por uma equipe multidisciplinar. Como o diagnóstico não é fácil, recomendam-se
cuidados com as medidas extremas. Por isso que ratifico: a melhor proposta é a
educação individualizada que não será nem tanto e nem tão pouco, contribuirá
para o fortalecimento da autoestima e o desenvolvimento da concentração,
aspectos bem delicados nas pessoas com o TDAH.
Ações embasadas na Teoria das
Inteligências Múltiplas contribuirão decisivamente, pois identificando a área
que a criança tem mais facilidade e identificação, com certeza será um começo
para trabalhar a autoestima, concentração e por meio das potencialidades
superar as dificuldades.
Conheci vários alunos diagnosticados com TDAH (?),
mas preciso relatar um caso que me chamou a atenção. A aluna M estava na 3ª
série do Ensino Fundamental (4º ano), segundo a professora, ela não se
concentrava nas aulas e não parava em muitas outras atividades. Havia um diagnosticou que ela tinha TDAH. Analisei uma avaliação
que comprovava que a aluna não sabia fazer as operações de divisão e tinha
muitas dificuldades em multiplicação, subtração e adição. Na escola a aluna M tinha
que resolver exercícios e problemas que envolviam as quatro operações. Como
essa aluna ia ficar concentrada e focar a atenção para resolver o que ela tinha
muita dificuldade? Percebendo que essa aluna tinha facilidade nas contas
básicas de adição (3+1, 6+1), ela recebeu vários exercícios com essas
operações, concentrou-se e resolveu tudo por 12 minutos com muita atenção.
Elogiei bastante a dedicação e o desempenho dela e ela ficou bem feliz e motivada para fazer mais.
É preciso ter ciência da capacidade e dos
conhecimentos prévios do aluno para poder colocar uma atividade que ele tenha
condições de acumular experiências de sucesso. Sem isso, não podermos afirmar
que um determinado aluno é hiperativo ou tem déficit de atenção. Seria
descortês com a criança.
Peça para uma pessoa que não sabe jogar xadrez para se
concentrar numa partida de xadrez ou tente ensiná-la da forma mais complexa.
Por certo dirá que não tem concentração.
Como crianças que são consideradas hiperativas ficam
tranquilamente concentradas por várias horas diante do game?
Não adianta um lado dizer que
não existe e é apenas um perfil muito ativo dos tempos modernos, como também
não se pode generalizar que todo muito precisa de química. EQUILÍBRIO. Equilíbrio nas
análises e nos comentários fará muito bem para o principal interessado: o aluno.
Saiba mais sobre método de estudo individualizado do professor Toru Kumon e
sobre formação em Psicopedagogia Modular - embasada na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e na Teoria Triárquica da Inteligência de Sternberg. As crianças com ou sem TDAH agradecerão profundamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário