A educação que forma indivíduos para os novos desafios do século XXI - Parte 1


A educação para o século XXI

A educação que forma indivíduos para os novos desafios do século XXI

O que a educação deve desenvolver nas crianças no século XXI para que elas sucesso e sejam felizes?

Resumidamente podemos dizer que a educação de excelência neste novo século deve ser uma educação para o aprimoramento do caráter e o desenvolvimento de Competências.

A Competência passa pelo desenvolvimento de três aspectos fundamentais o famoso CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude. Essa definição bastante usada nas organizações é ampla e pode ser usada em educação, pois contempla vários aspectos que contribuirão para que o aluno tenha sucesso na escola e no trabalho e a felicidade na vida. 

O Conhecimento faz parte da formação acadêmica, o conhecimento teórico. A Habilidade está relacionada ao aspecto prático, aos exercícios e ao domínio do conhecimento. A Atitude é a externalização dos valores, dos e sentimentos e do comportamento humano.

Então, ser Competente é alguém que sabe o que fazer (know-what), o como fazer (know-how) e o porquê fazer (know-why). Em outras palavras podemos dizer que não é competente a pessoa que tem conhecimento sobre problemas com equações, mas não sabe como resolver (não desenvolveu a habilidade) ou então não tem a atitude de usar esse conhecimento para resolver os problemas.

Podemos analisar várias situações do cotidiano em relação ao CHA da competência, por exemplo, eu sei muito bem como pegar a bola, driblar vários jogadores e fazer o gol, mas não tenho habilidade para fazer isso, não treinei, não exercitei o suficiente. Já o jogador Ronaldinho conhece como poucos, tem habilidade para fazer isso muito acima da média, mas, em muitos momentos, falta-lhe a atitude para fazer.

Ser competente significa proporcionar resultados si e para a sociedade.   

Conhecimento: o SEBRAE tem um slogan muito verdadeiro: “Quem tem conhecimento vai pra frente”. Este slogan é dedicado ao mundo empresarial, mas será que não pode ser aplicado às pessoas?

Para ser um ótimo profissional é necessário que o colaborador tenha conhecimento sobre várias áreas. Para viver bem é fundamental ter conhecimento sobre como funciona a sociedade, os direitos, deveres etc. Ter conhecimento como as coisas foram no passado e como acontecem nas diferentes partes do mundo para ter uma previsão sobre como pode acontecer no futuro.

No entanto, como disse Peter Drucker, vivemos na Era do Conhecimento. O conhecimento aumenta em uma velocidade praticamente exponencial. Assim, para viver bem nesta era, o mais importante não é acumular conhecimento, mas é saber buscar o conhecimento, isto é, aprender a aprender.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário