PISA 2012: "As avaliações de 25,7 mil estudantes entre 15 a 16 anos da rede pública e particular de ensino".

Pisa começa provas que irão avaliar mais de 25 mil estudantes brasileiros

Avaliações acontecerão até o dia 30 de maio
Fonte: R7

O Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) começa, nesta quarta-feira (2), as avaliações de 25,7 mil estudantes entre 15 a 16 anos da rede pública e particular de ensino. A avaliação compreende provas escritas de leitura, matemática e ciências.

A avaliação acontecerá até o dia 30. Além das matérias, partes dos alunos passam por testes eletrônicos de leitura e resolução de problemas matemáticos.

O teste internacional é aplicado pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) em mais de 60 países e mede as habilidades dos alunos em linguagens, matemática e ciências.

No Brasil, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) é responsável pelo desenvolvimento e execução do programa. A prova é aplicada a cada três anos.

Na última edição do exame, realizado em 2009, o Brasil ficou na 53º posição entre 65 países, computando uma nota de 412 em língua portuguesa.

Fonte: R7
Comentários:

Será que dessa vez podemos esperar um resultado melhor? Aconteceu algo nos últimos anos que possa dar uma esperança em uma colocação menos humilhante? 

Analistas da OCDE dizem que a educação brasileira tem melhorado, mas o déficit é tão grande que essa melhoria não tendo suficiente para tirar o Brasil dos últimos lugares. Por isso que eu insisto: precisamos fazer uma grande mobilização em todas as redes, inclusive nas redes sociais.  Temos muitos exemplos e sabemos como podemos melhorar a educação, mas precisamos de mais ações do governo e da sociedade. Os governos precisam investir mais e melhor, os professores e gestores precisam buscar o próprio aprimoramento, os pais precisam participar de forma efetiva, as famílias precisam fazer a parte que cabe às famílias na educação que inclui direitos e deveres dos filhos, tais como elogiar, disciplinar, dialogar, impor limites, proporcionar motivos para a ação de aprender.

O que você tem feito? Que tal compartilhar?
Lembre-se: a educação pode ser o caminho mais concreto para combater os "assaltantes dos cofres públicos", pois, sem uma população bem educada, esclarecida e independente, afastamos uns e colocamos outros corruptos, mas não acabamos com a verdadeira corrupção.
Um povo com capacidades e habilidades bem desenvolvidas, sobretudo, de leitura e compreensão, autonomia e independência é um povo livre para decidir sem influência e escolher priorizando o bem coletivo e não os interesses pessoais.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário