Como ajudar lidar com a malcriação do seu filho

Desobediência, grosseria, birra: veja o que fazer quando seu filho age assim

03/06/2013 18:31
Texto Adriana Carvalho

Foto: Claudia Marianno

Toda a família deve ajudar para que seu filho não seja malcriado. Veja como!

Seu filho faz escândalo se não ganha o que quer, na hora que quer? Não obedece quando pedem para fazer uma tarefa? Não sabe se comportar quando chega uma visita e não respeita os mais velhos? Se você respondeu "sim" a alguma dessas questões, então está mais de repensar os rumos da educação dada a seu filho e tomar medidas para que essas chamadas "malcriações" não se tornem uma rotina.

A boa educação e o bom comportamento são uma conquista que é fruto de um trabalho conjunto da família. Em primeiro lugar, os pais precisam dar o exemplo: assim como não podem exigir que os filhos comam vegetais se eles mesmos não incluem salada na sua dieta, não podem esperar que o filho seja bem educado se eles mesmos xingam motoristas no trânsito ou furam a fila no supermercado. Também é necessário dar limites às crianças. "É preciso estabelecer consequências para as ações erradas e dar a oportunidade para que a criança possa consertar atos inadequados", ensina a psicóloga e psicopedagoga Nívea Fabrício, diretora pedagógica do Colégio Graphein, de São Paulo
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/como-ajudar-lidar-malcriacao-seu-filho-743045.shtml?utm_source=redesabril_educar%20&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar&utm_content=dica_do_dia&

Comentários:
Verdadeiramente, este é um assunto difícil, pois os exemplos não são favoráveis. Muitas vezes as crianças olham os coleguinhas fazendo, os pais deixam e vamos criando ciclo vicioso de desobediência e comportamentos inadequados. Mas, como apareceu na reportagem, a solução passa pela educação dentro de casa, sobretudo, com os bons exemplos e uma comunicação clara.
A minha mãe tinha uma sequência quase infalível: primeiro era um olhar atravessado, caso não parasse a travessura, ela se aproximava e dava um beliscão, caso a desobediência continuasse, ela dizia “Quando voltarmos para casa ou a visita sair, nós vamos acertar as contas”. Geralmente parávamos no olhar repreensivo. Embora não seja possível utilizar o beliscão, mas os pais precisam deixar as regras bem claras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário