'É preciso estimular a reflexão, o ser pensante', diz Alexandre Garcia

'É preciso estimular a reflexão, o ser pensante', diz Alexandre Garcia
Bom Dia Brasil  Edição do dia 06/09/2013
Na opinião do comentarista de política, a preparação dos alunos não deveria ser apenas para o Enem, mas para a vida. Devem se informar como hábito.
ALEXANDRE GARCIA
 
Com as novas regras, espare-se a melhora da qualidade dos textos das redações do Enem.
O lançamento desse dia é muito oportuno porque é na véspera do aniversário do país independente. Este sábado (07) é a data máxima da nacionalidade e a língua é um dos identificadores da nossa nacionalidade, um fator da união que faz uma nação.

É bom que tenha ficado para trás, arquivado entre as bobagens que vez por outra inventam, essa história de dar nota máxima para redações com erros de português. Uma atitude até inconstitucional, já que a constituição, desde 88, estabelece, no artigo 13, que a língua no Brasil é o português.
Conviver com o erro de linguagem é demagogia dentro de outro erro, o de nivelar por baixo. É preciso estimular a reflexão, o ser pensante. A fala, a estrutura da frase, são reflexo do pensamento, da estrutura do pensamento.
A língua tem uma lógica que ensina a pensar racionalmente. Emoções são pontos de exclamação, interjeições, às vezes adjetivos. Mas não têm a ação dos verbos nem a força dos substantivos. A preparação não deveria ser apenas para o Enem, mas para a vida. Ler, ler, ler e se informar, como hábito, isso é base da participação, autonomia de pensamento, do não aderir sem compreender de que se trata. Do saber comunicar suas ideias, suas posições e argumentar. Isso liberta.
 
Comentários:
“Ler, ler, ler e se informar, como hábito, isso é a base da participação”.
Precisamos desenvolver a capacidade de ler e compreender e isso passa pelo estímulo à leitura, ampliação de vocabulário e, sobretudo, exemplos.
Como pais e educadores que não tem o hábito e o gosto pela leitura vão estimular novos leitores???
Devemos ir além dos 140 caracteres para que haja um maior aprofundamento e não sejamos massa de manobra.
“Tenha medo do homem que lê um livro só”
Peço licença para completar a frase: "E tenha piedade do homem que não lê nenhum livro". Ajude-o.
Timeo hominem unius libri. [S.Tomás de Aquino] Tenho medo do homem de um só livro. Deus me livre do homem de um livro só.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário