67% das crianças não sabem fazer contas básicas, aponta pesquisa

Folha de São Paulo
25/06/2013 - 18h17
SABINE RIGHETTI
DE SÃO PAULO
Mais da metade das crianças brasileiras que cursam 3º ano do ensino fundamental estão defasados em leitura. Em matemática, a situação é ainda pior: 67% das crianças não conseguem fazer contas básicas como deveriam na sua idade.
Os resultados são da Prova ABC, da ONG Todas pela Educação, divulgados nesta terça-feira (25).
De acordo com a avaliação, aplicada no final do ano passado com 54 mil crianças do 3º ano do ensino fundamental privado e público, 55% dos pequenos não têm proficiência adequada em leitura.
E, pior: quase 25% das crianças avaliadas em todo o país não demonstram habilidades elementares como as de localizar informação num texto. Por exemplo, não conseguem dizer quem é o personagem principal ou identificar o tema de um texto curto.
Os dados, claro, variam regionalmente. Em São Paulo, 60,1% das crianças são proficiências em leitura. Já em Alagoas, Estado com pior avaliação, esse índice cai para 21,7%.
"Regiões mais pobres tendem a ter índices piores. Mas isso não pode servir de justificativa. Temos de ter foco nas crianças das regiões mais pobres", analisa Priscila Cruz, diretora executiva do movimento Todos pela Educação.
"Uma das principais mensagens da Prova ABC é a desigualdade educacional que começa logo no início do fundamental. Essa desigualdade tende a se aprofundar nos anos seguintes", diz Cruz.
De acordo com a especialista, o governo federal poderia suplementar mais ainda os estados mais pobres.
BOA NOTÍCIA
Os dados deste ano não são comparáveis com anos anteriores, pois foram as provas foram aplicadas em anos letivos diferentes. Mesmo assim, é possível notar algumas boas notícias.
Neste ano, o destaque é para Estado do Ceará. Os índices cearenses estão mais perto dos nacionais do que dos números do Nordeste.
No Ceará, 42,1% das crianças têm leitura adequada, por exemplo. O índice brasileiro é 44,5%. No Nordeste é 30,7%. "O Ceará tem investido muito em educação. É uma experiência positiva", analisa Cruz.
Esta foi a última edição da Prova ABC A partir deste ano, o governo federal terá um sistema próprio, a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), aplicada nacionalmente com alunos do 3º ano do ensino médio.
A prova, explica a assessoria de imprensa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), do MEC, avaliará alfabetização e matemática.
"A gente cumpriu o objetivo, que é de chamar atenção do governo que é importante olhar para a alfabetização", diz Cruz.

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/06/1301192-67-das-criancas-nao-sabem-fazer-contas-basicas-aponta-pesquisa.shtml


Comentários:
“Mais da metade das crianças brasileiras que cursam 3º ano do ensino fundamental estão defasados em leitura” e parece que a situação dessas crianças é melhor que as crianças que foram alfabetizadas no final do século passado – jovens que hoje estão aproximadamente com 20 anos. Tem vários motivos para que isso seja possível, desde a vida acadêmica mais cedo até a melhor qualificação dos profissionais. Então, como está a capacidade de leitura e interpretação dos jovens brasileiros?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário