Opinião: Casos de sucesso na Educação

Opinião: Casos de sucesso na Educação

"Está na hora de usarmos esses casos bem sucedidos para defender abertamente políticas específicas de gestão para melhorar o aprendizado das crianças nos anos iniciais", afirma Naercio Menezes Filho
Fonte: Valor Econômico (SP)
21 de junho de 2013
Um dos nossos principais desafios nas últimas décadas tem sido melhorar a qualidade da Educação nas redes municipais e estaduais. Há muitos debates sobre a melhor maneira de fazê-lo, envolvendo Educadores, economistas, Professores, cientistas políticos, psicólogos e o público em geral. Alguns defendem o aumento dos gastos com Educação, outros a implantação de um currículo único e muitos defendem a valorização do magistério como a única solução. Essa ausência de consenso dificulta o progresso.
Ao mesmo tempo, um dos principais avanços recentes no país foi a implantação de um sistema de avaliação sofisticado, que permite calcular o aprendizado dos Alunos de forma sistemática, usando a mesma métrica ao longo do tempo. Os resultados da Prova Brasil, por exemplo, permitem compararmos a evolução das notas médias de diferentes municípios ao longo do tempo. Com isso conseguimos identificar os municípios que mais avançam e as políticas que deram certo nesses lugares. Assim, poderemos replicar essas políticas pelo Brasil inteiro, se possível, e melhorar a Educação no Brasil como um todo.
Os dados da Prova Brasil mostram que os municípios do Ceará, Minas Gerais e Santa Catarina foram os que mais avançaram entre 2005 e 2011 nos anos iniciais do Ensino fundamental. Em particular, um dos municípios que mais se destacam é Sobral no Ceará, que avançou 100 pontos na prova de matemática no 5º ano. Em termos comparativos, as redes municipal e estadual do município de São Paulo avançaram apenas 25 pontos no mesmo período, ou seja,..
 
 
Comentários: para melhorar a educação, precisamos aprender com os casos de sucesso e implementar com os devidos ajustes. A melhoria não acontece por falácia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário