Por que, mesmo sendo a 6ª economia do planeta, o Brasil ainda
está no 88º lugar do ranking mundial da educação?*
“A primeira explicação é histórica e cultural: a ideia de
que a educação básica é um direito só foi de fato incorporada na nossa cultura
muito recentemente. O segundo motivo é pedagógico: muitos projetos pedagógicos
que as avaliações já mostraram serem ineficazes continuam em uso.
E a debilidade da educação já afeta nossa posição
econômica, por não conseguirmos produzir aqui o que se faz facilmente em outros
lugares.”
José Francisco Soares, professor da Faculdade de Educação
da UFMG.
“O que nos levou a essa contradição foi a falta de um projeto
de nação que ultrapassasse os limites dos períodos governamentais e se
concretizasse em políticas públicas eficientes.
A educação foi tratada, ao longo dos anos, com ações
pontuais, sem estratégias claras e objetivos bem definidos. Por outro lado, a
economia trabalha com processos de gestão, busca resultados e define metas
previamente. Quando o país cuidar da educação da mesma forma que cuida da
economia, o fracasso escolar, que atinge milhões de alunos, fará parte de uma história
superada. Mas, para isso, é urgente rever a forma de trabalhar a educação
brasileira.”
Viviane Senna, empresária brasileira, presidente do
Instituto Ayrton Senna e conselheira do Todos pela Educação.
*Fonte: Relatório de Monitoramento Global da Unesco,
publicado em 2011.
Juntos, podemos mudar a realidade da educação no Brasil.
Faça a sua pergunta e encontre muitas outras respostas em:
Por que, mesmo sendo a 6ª economia do planeta, o Brasil ainda
está
no 88º lugar do ranking mundial da educação?*
“A primeira explicação é histórica e cultural: a ideia de
que a educação básica é um direito só foi de fato incorporada na nossa cultura
muito recentemente. O segundo motivo é pedagógico: muitos projetos pedagógicos
que as avaliações já mostraram serem ineficazes continuam em uso.
E a debilidade da educação já afeta nossa posição
econômica, por não conseguirmos produzir aqui o que se faz facilmente em outros
lugares.”
José Francisco Soares, professor da Faculdade de Educação
da UFMG.
“O que nos levou a essa contradição foi a falta de um projeto
de nação que ultrapassasse os limites dos períodos governamentais e se
concretizasse em políticas públicas eficientes.
A educação foi tratada, ao longo dos anos, com ações
pontuais, sem estratégias claras e objetivos bem definidos. Por outro lado, a
economia trabalha com processos de gestão, busca resultados e define metas
previamente. Quando o país cuidar da educação da mesma forma que cuida da
economia, o fracasso escolar, que atinge milhões de alunos, fará parte de uma história
superada. Mas, para isso, é urgente rever a forma de trabalhar a educação
brasileira.”
Viviane Senna, empresária brasileira, presidente do
Instituto Ayrton Senna e conselheira do Todos pela Educação.
*Fonte: Relatório de Monitoramento Global da Unesco,
publicado em 2011.
Juntos, podemos mudar a realidade da educação no Brasil.
Faça a sua pergunta e encontre muitas outras respostas em:
COMENTÁRIOS:
Excelente campanha,
pois precisamos de respostas e mudanças.
Por quê? Se “são as
perguntas que movem o mundo”, espero que essa pergunta contribua para mudar e
melhorar a educação brasileira.
Sobre as explicações
apresentadas, concordo que a educação básica deve melhorar urgentemente,
afinal, os problemas da nossa educação começam nas primeiras séries, ou melhor,
nos primeiros anos. Também concordo sobre o motivo pedagógico, afinal, devemos
trabalhar com base na eficiência e na eficácia. Precisamos conhecer os métodos
que realmente proporcionam resultados eficazes. Conheço e gosto de várias
teorias educacionais, mas quais são os métodos que desenvolvem os alunos?
Por último, acredito que
precisamos de planejamento estratégico para a educação metas e ações. Muitos
atuam na educação sem Visão e outros têm Visão, mas não têm ações. Precisamos
dos dois
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