Por que, mesmo sendo a 6ª economia do planeta, o Brasil ainda está no 88º lugar do ranking mundial da educação?*
“A primeira explicação é histórica e cultural: a ideia de que a educação básica é um direito só foi de fato incorporada na nossa cultura muito recentemente. O segundo motivo é pedagógico: muitos projetos pedagógicos que as avaliações já mostraram serem ineficazes continuam em uso.
E a debilidade da educação já afeta nossa posição econômica, por não conseguirmos produzir aqui o que se faz facilmente em outros lugares.”
José Francisco Soares, professor da Faculdade de Educação da UFMG.
“O que nos levou a essa contradição foi a falta de um projeto de nação que ultrapassasse os limites dos períodos governamentais e se concretizasse em políticas públicas eficientes.
A educação foi tratada, ao longo dos anos, com ações pontuais, sem estratégias claras e objetivos bem definidos. Por outro lado, a economia trabalha com processos de gestão, busca resultados e define metas previamente. Quando o país cuidar da educação da mesma forma que cuida da economia, o fracasso escolar, que atinge milhões de alunos, fará parte de uma história superada. Mas, para isso, é urgente rever a forma de trabalhar a educação brasileira.”
Viviane Senna, empresária brasileira, presidente do Instituto Ayrton Senna e conselheira do Todos pela Educação.
*Fonte: Relatório de Monitoramento Global da Unesco, publicado em 2011.
Juntos, podemos mudar a realidade da educação no Brasil.
Faça a sua pergunta e encontre muitas outras respostas em:
Por que, mesmo sendo a 6ª economia do planeta, o Brasil ainda está
no 88º lugar do ranking mundial da educação?*
“A primeira explicação é histórica e cultural: a ideia de que a educação básica é um direito só foi de fato incorporada na nossa cultura muito recentemente. O segundo motivo é pedagógico: muitos projetos pedagógicos que as avaliações já mostraram serem ineficazes continuam em uso.
E a debilidade da educação já afeta nossa posição econômica, por não conseguirmos produzir aqui o que se faz facilmente em outros lugares.”
José Francisco Soares, professor da Faculdade de Educação da UFMG.
“O que nos levou a essa contradição foi a falta de um projeto de nação que ultrapassasse os limites dos períodos governamentais e se concretizasse em políticas públicas eficientes.
A educação foi tratada, ao longo dos anos, com ações pontuais, sem estratégias claras e objetivos bem definidos. Por outro lado, a economia trabalha com processos de gestão, busca resultados e define metas previamente. Quando o país cuidar da educação da mesma forma que cuida da economia, o fracasso escolar, que atinge milhões de alunos, fará parte de uma história superada. Mas, para isso, é urgente rever a forma de trabalhar a educação brasileira.”
Viviane Senna, empresária brasileira, presidente do Instituto Ayrton Senna e conselheira do Todos pela Educação.
*Fonte: Relatório de Monitoramento Global da Unesco, publicado em 2011.
Juntos, podemos mudar a realidade da educação no Brasil.
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COMENTÁRIOS:
Excelente campanha, pois precisamos de respostas e mudanças.
Por quê? Se “são as perguntas que movem o mundo”, espero que essa pergunta contribua para mudar e melhorar a educação brasileira.
Sobre as explicações apresentadas, concordo que a educação básica deve melhorar urgentemente, afinal, os problemas da nossa educação começam nas primeiras séries, ou melhor, nos primeiros anos. Também concordo sobre o motivo pedagógico, afinal, devemos trabalhar com base na eficiência e na eficácia. Precisamos conhecer os métodos que realmente proporcionam resultados eficazes. Conheço e gosto de várias teorias educacionais, mas quais são os métodos que desenvolvem os alunos?
Por último, acredito que precisamos de planejamento estratégico para a educação metas e ações. Muitos atuam na educação sem Visão e outros têm Visão, mas não têm ações. Precisamos dos dois



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