O Dia das Crianças está próximo e
encontramos muitos pais preocupados com a escolha do tão almejado presente dos
filhos. Além do dilema vivido pelos pais, tem-se o poder marketing na mídia tentando
despertar novos desejos. Quando estudei administração mercadológica ficou
evidente que o marketing tinha como objetivo “satisfazer a necessidade dos
clientes” e depois o objetivo foi além e mudou para “despertar o desejo”. Os
pais precisam ter claramente essa diferença entre Necessidade e Desejo dos
filhos. O mais importante é satisfazer as necessidades. Segundo Maslow – a autor
da mais reconhecida teoria sobre motivação humana, as necessidades têm uma
hierarquia. Em primeiro lugar os pais devem buscar satisfazer as necessidades fisiológicas:
as crianças não podem ficar com sede, fome etc. Depois aparecem as necessidades
de segurança; as crianças não podem viver em um ambiente de medo, inclusive,
medo de apanhar dos pais.
Então, surgem as necessidades sociais
e de relacionamento com a família e com os colegas. Em seguida estão as necessidades
de autoestima, respeito, autoconfiança e conquista. Como será que está a autoconfiança
das crianças? Como tem sido a impacto do desempenho escolar na autoestima dos
alunos?
Por último, estão as necessidades de
autorrealização, isto é, as pessoas querem ser e/ou ter, no entanto, é muito
mais motivador conquistar com suas próprias forças e capacidades do que ganhar.
Portanto, os pais precisam “dar de presente” as condições para que os filhos
consigam realizar seus desejos. Ganhar um carro dos pais deve ser muito bom,
porém, deve ser muito melhor ter condições de comprar o próprio automóvel, é a
autorrealização. Não é o objeto, mas a capacidade de realizar. Deixar de realizar
os desejos não vai causar consequências na formação dos jovens, mas não
satisfazer necessidades essenciais pode gerar sérios transtornos.
Os pais podem dar celular, game ou outros
brinquedos e assim podem satisfazer os desejos dos filhos, mas não deixem de
dar livros, amor e carinho, desenvolver a autonomia, autoinstrução etc. Tenho certeza que essas são as prioridades.
Segundo a Teoria de Abraham H. Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em
cinco níveis:
Necessidades fisiológicas
São as necessidades mais básicas, mais físicas (água, comida, ar, sexo, etc.). Quando não temos estas necessidades satisfeitas ficamos mal, com desconforto. Esta condição nos conduz à ação na tentativa de diminuí-las ou aliviá-las rapidamente para estabelecer o nosso equilíbrio interno. Uma vez satisfeitas estas necessidades o indivíduo muda o foco e se preocupa com outras coisas. Como as crianças podem ter necessidade de conhecimento com a barriga vazia?
Necessidades de segurança
Nos adultos esta necessidade se manifesta no medo de perder o emprego, de ser assaltado, de não ter um teto por isso procuramos fugir dos perigos, buscamos por abrigo, segurança, proteção, estabilidade e continuidade. Alguns acham que a busca por uma religião visa satisfazer essa necessidade. Nas crianças, esta necessidade se manifesta no medo de perder os pais, os amigos, perder de ano, de apanhar etc. Por isso é difícil o aprendizado nas situações de violência.
Necessidades sociais
O ser humano tem necessidade de pertencer e de amar e pertencer. Nós queremos fazer parte dos grupos e por isso nos associamos. O “ser humano não é uma ilha”. Esta necessidade pode explicar a existência das torcidas organizadas, das associações de bairro e dos jovens se vestirem com roupas parecidas, colocarem brincos, tatuagens etc. Eles querem fazer parte do grupo. Todas estas associações proporcionam o sentimento de pertencer a um grupo, ou a uma “turma”. As empresas entenderam essa necessidade e criaram as sedes sociais e grêmios. Praticamente todas as empresas multinacionais do Polo Petroquímico na Bahia têm um grêmio recreativo para que os funcionários e familiares se encontrem. Alguns bancos também.
Necessidades de estima, amor, status
O ser humano busca a aprovação dos outros e a sua própria aprovação. O indivíduo que ser competente, alcançar objetivos e ter reconhecimento. Portanto, as pessoas necessitam de autoestima e autoconceito adequados. É fundamental gostar de si, acreditar em si e dar valor a si próprio e, muitas vezes, isso é construído pelo reconhecimento e a atenção que se recebe das outras pessoas. Existe muita confusão por causa da autoestima. Muitas pessoas não conseguem ter uma autoestima adequada em função do fracasso escolar e buscam compensar isso, por exemplo, tentando ficar mais magra ou mais bonita, mascarando o problema.
Necessidade de autorrealização
O indivíduo busca a sua realização como ser humano. O ser humano tem um potencial infindável, como disse muito bem o prof. Toru Kumon. Segundo Maslow, esta necessidade jamais será completamente satisfeita, pois o indivíduo buscará sempre mais. Um exemplo é a obtenção de conhecimento – não existe limite para o conhecimento.
São as necessidades mais básicas, mais físicas (água, comida, ar, sexo, etc.). Quando não temos estas necessidades satisfeitas ficamos mal, com desconforto. Esta condição nos conduz à ação na tentativa de diminuí-las ou aliviá-las rapidamente para estabelecer o nosso equilíbrio interno. Uma vez satisfeitas estas necessidades o indivíduo muda o foco e se preocupa com outras coisas. Como as crianças podem ter necessidade de conhecimento com a barriga vazia?
Necessidades de segurança
Nos adultos esta necessidade se manifesta no medo de perder o emprego, de ser assaltado, de não ter um teto por isso procuramos fugir dos perigos, buscamos por abrigo, segurança, proteção, estabilidade e continuidade. Alguns acham que a busca por uma religião visa satisfazer essa necessidade. Nas crianças, esta necessidade se manifesta no medo de perder os pais, os amigos, perder de ano, de apanhar etc. Por isso é difícil o aprendizado nas situações de violência.
Necessidades sociais
O ser humano tem necessidade de pertencer e de amar e pertencer. Nós queremos fazer parte dos grupos e por isso nos associamos. O “ser humano não é uma ilha”. Esta necessidade pode explicar a existência das torcidas organizadas, das associações de bairro e dos jovens se vestirem com roupas parecidas, colocarem brincos, tatuagens etc. Eles querem fazer parte do grupo. Todas estas associações proporcionam o sentimento de pertencer a um grupo, ou a uma “turma”. As empresas entenderam essa necessidade e criaram as sedes sociais e grêmios. Praticamente todas as empresas multinacionais do Polo Petroquímico na Bahia têm um grêmio recreativo para que os funcionários e familiares se encontrem. Alguns bancos também.
Necessidades de estima, amor, status
O ser humano busca a aprovação dos outros e a sua própria aprovação. O indivíduo que ser competente, alcançar objetivos e ter reconhecimento. Portanto, as pessoas necessitam de autoestima e autoconceito adequados. É fundamental gostar de si, acreditar em si e dar valor a si próprio e, muitas vezes, isso é construído pelo reconhecimento e a atenção que se recebe das outras pessoas. Existe muita confusão por causa da autoestima. Muitas pessoas não conseguem ter uma autoestima adequada em função do fracasso escolar e buscam compensar isso, por exemplo, tentando ficar mais magra ou mais bonita, mascarando o problema.
Necessidade de autorrealização
O indivíduo busca a sua realização como ser humano. O ser humano tem um potencial infindável, como disse muito bem o prof. Toru Kumon. Segundo Maslow, esta necessidade jamais será completamente satisfeita, pois o indivíduo buscará sempre mais. Um exemplo é a obtenção de conhecimento – não existe limite para o conhecimento.
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