Enem: um "país" maior que o Uruguai


Enem: um "país" maior que o Uruguai

Com 5,7 milhões de inscritos, exame só é menor que vestibular da China e provoca impacto nas escolas

Fonte: O Globo (RJ)

 Uma prova do tamanho de um país. Mais de 5,7 milhões de pessoas realizarão o Exame Nacional do Ensino médio (Enem) neste fim de semana, em 140 mil salas de 1.612 municípios do Brasil. O número de inscritos equivale à população da Nicarágua e supera a do Uruguai (3,4 milhões). Algo em torno de 400 mil fiscais atuarão nos locais de aplicação. Trata-se do maior exame público do país, e o segundo maior processo de seleção para Ensino superior do mundo. Só perde para o vestibular da China.

Cerca de 48 mil malotes com 11,5 milhões de cadernos de provas estão sendo distribuídos. Este ano, dez mil desses malotes terão lacres eletrônicos contra fraudes. Os dispositivos registram quando as provas são lacradas na gráfica e o momento da abertura nos locais do exame. O cuidado é bem-vindo, para evitar falhas de anos anteriores. Milhares de vagas em universidades e institutos federais estão em jogo.

Professor critica mudanças nas Escolas
O Enem começou há 15 anos, com 157 mil inscritos, e se tornou um gigante, não só em números como também no impacto que causa no Ensino médio. À medida que foi crescendo, mais e mais colégios adaptaram sua forma de lecionar ao conteúdo cobrado no exame do MEC. Estar bem colocado no "ranking do Enem" virou obsessão para Escolas, que aplicam simulados nos moldes da prova antes mesmo de o Aluno chegar ao ano do vestibular. Algumas realizam aulas com até três Professores, totalmente voltadas para o conteúdo interdisciplinar do Enem.


 
Comentário:
Aproveito a oportunidade para desejar muito sucesso e grande sorte aos alunos que vão fazer o ENEM nos próximos dias.
Sorte e Sucesso
Sorte é o encontro da preparação com a oportunidade. A oportunidade chegou e terá mais sorte quem tiver mais preparado.
O único lugar que sucesso vem antes de trabalho é no dicionário. Assim terá mais sucesso quem trabalhou melhor, dedicou-se mais, enfim, que tiver melhor preparado.
Observe que disse “trabalhou melhor” e não disse quem trabalhou mais e isso vale, sobretudo, para o estudo. Não adianta levar uma vida inteira estudando de forma insuficiente e tentar recuperar tudo estudando 12 horas por dia. Precisamos de Excelência na educação e isso é conseguido por meio da eficácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário