O que você pensa sobre o aluno aprender por meio da autoinstrução?

2 comentários:

  1. Após ler alguns trechos do livro “O Mestre Ignorante” que foram postados neste blog, acredito que você vai refletir ainda mais lendo os trechos abaixo.

    Tem ideia quem é o autor?

    “O papel dos professores não seria explicar o conteúdo dos livros didáticos, mas ajudar a indicar o caminho que os alunos devem seguir para alcançar suas metas”.
    “Em aulas coletivas, onde se ignoram as diferenças de capacidade entre as crianças, fatalmente haverá alunos que não conseguem acompanhar o ritmo dos demais. As pessoas têm diferenças de capacidade. Se houver 40 alunos, haverá diferentes níveis de capacidades de 1 a 40. Entretanto, o professor da escola precisa focar em algum nível de capacidade para conduzir uma aula coletiva...”
    “...Se pensarmos de forma mais crítica, enquanto se realizam aulas desse tipo, os melhores alunos terão de suportar uma aula para eles enfadonha, deixando estagnada uma capacidade que poderia ser desenvolvida. Assim, acaba-se tendo alunos que não conseguem o devido aproveitamento, mas no sentido inverso, pois as aulas não têm muito o que lhes acrescentar....”
    “....Não podemos deixar de afirmar que isso não só é uma infelicidade para os próprios alunos, como também é uma perda lastimável, do ponto de vista da educação, como formadores de pessoas que deverão ser os responsáveis pelo século XXI....”
    ”Buscar o aprendizado por sua própria conta, pensar, agir e ter capacidade para resolver problemas de maneira pró-ativa. Ser capaz de decidir sozinho, cooperar com os outros, ter compaixão e personalidade sensível, saúde e resistência para viver bem. Adquirir conhecimentos básicos que viabilizem suas necessidades de aprender continuamente e com maior rapidez...”

    Deixo uma pergunta: o que você pensa sobre o aluno aprender por meio da autoinstrução?

    ResponderExcluir
  2. Como diria a pessoa que acho que foi o autor dessa mensagem, a principal corrente educacional no século XXI será o ensino individualizado e, eu acrescento, auto-instrutivo. Sou defensor ardoroso da descoberta como meio de aprendizagem, aproveitando e desenvolvendo ao máximo o potencial individual dos alunos.
    Obrigado pela oportunidade.
    Corumbá

    ResponderExcluir