Editorial: Os números do Ensino Médio
"As taxas de reprovação e abandono no Ensino Médio divulgadas pelo Inep são mais um sinal de alerta sobre a má qualidade da Educação brasileira", afirma jornal
Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)Os últimos números do Ministério da Educação (MEC) revelam que, em 2011, o índice de reprovação na rede pública e privada de Ensino médio foi de 13,1% - o maior dos últimos 13 anos. Em 2010, foi de 12,5%. Os Alunos reprovados não conseguem ler, escrever e calcular com o mínimo de aptidão, tendo ingressado no Ensino médio com nível de conhecimento equivalente ao da 5.ª série do Ensino fundamental.
Os Estados com os menores índices de reprovação foram Amazonas (6%), Ceará (6,7%), Santa Catarina (7,5%), Paraíba (7,7%) e Rio Grande do Norte (8%). Os indicadores também mostram que 9,6% dos estudantes da rede pública e privada de Ensino médio abandonaram a Escola - em 2010, a taxa foi de 10,3%; em 2009, ela foi de 11,5%; e em 2008, de 12,8%.
Já na rede pública e privada de Ensino fundamental, o movimento foi inverso ao do Ensino médio. Entre 2010 e 2011, a taxa média de reprovação caiu de 10,3% para 9,6% e o índice de abandono diminuiu de 3,1% para 2,8%, no período. Os Estados com os maiores índices de repetência foram Sergipe (19,5%), Bahia (18,5%), Alagoas (15,2%), Rio Grande do Norte (14,9%) e Rondônia (14,2%). Se forem consideradas apenas as Escolas públicas, as redes de Ensino fundamental da Bahia e Sergipe foram as que registraram os mais altos índices de reprovação do País - 26,6% e 22,5%, respectivamente. Os Estados com as menores taxas foram Mato Grosso (3,6%), Santa Catarina (4,4%), São Paulo (4,9%), Minas Gerais (7,3%) e Goiás (7,6%).
As taxas de reprovação e abandono no Ensino médio divulgadas pelo Inep são mais um sinal de alerta sobre a má qualidade da Educação brasileira. E pelas políticas adotadas até agora, dificilmente esse quadro mudará tão cedo.
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Comentários:
As pessoas ficam culpando ou procurando problemas no Ensino
Médio, claro que o Ensino Médio tem vários problemas, mas as causas estão no
Ensino Fundamental, como foi apresentado na reportagem “Os Alunos reprovados não conseguem ler, escrever e
calcular com o mínimo de aptidão, tendo ingressado no Ensino
médio com nível de conhecimento equivalente ao da 5.ª série do Ensino
fundamental”. O que esses alunos
aprenderam do 6º ao 9º ano?
Se não precisamos de “Mãe-tigre”, mas precisamos de
resultados melhores. Os alunos brasileiros não estão sobrecarregados, estão com
o potencial pouco aproveitado. A discussão se as mães devem exigir mais ou não
perde o sentido diante de resultados tão ruins. Devemos discutir sobre o que
podemos fazer para que o desempenho seja melhor para muitos e não ficarmos com
os ótimos resultados de poucos. Para isso, devemos aprender com os alunos que
têm ótimos resultados, sejam filhos de “Mãe-tigre” ou não.
Pense no sofrimento desses alunos que no Ensino Médio não
conseguem ler, escrever e calcular? Será que foi falta de capacidade ou pouco
uso da grande capacidade por muita permissividade?
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