Do ensino público na periferia à disputa por Harvard, Yale e MIT

Como Dejanir Silva, cujos pais sequer completaram o ensino médio, 70% dos brasileiros que trabalham estão subindo de classe social
Ilton Caldeira, iG São Paulo | 04/07/2011 05:30
Nada menos do que sete, em cada dez brasileiros que trabalham, estão melhorando de vida e subindo de classe social. É o que mostra a pesquisa do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj): o percentual, de exatos 67,8% da população economicamente ativa em ascensão, é o mais alto desde que o indicador de estratificação social foi criado, na década de 1970.
Parece exagero? Pois há dez anos, Dejanir Henrique Silva, à época com 17 anos, tinha cerca de 12 vezes menos chances de vir a tornar-se um profissional com boa formação e subir na vida, quando comparado a estudantes das classes A e B. Filho de pais que não haviam sequer concluído o ensino médio, Dejanir nasceu na região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, e foi criado em Mauá, cidade operária na grande São Paulo. Cursou ensino médio e fundamental em escolas públicas de Mauá e Santo André mas, ao invés de completar sua formação numa faculdade privada de segunda linha, acabou sendo aprovado em nada menos que nove ícones do ensino mundial como as universidades americanas de Yale, Columbia, Chicago, Stanford, Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Leia a matéria na íntegra no link: http://economia.ig.com.br/do+ensino+publico+na+periferia+a+disputa+por+harvard+yale+e+mit/n1597058594479.html

Pois precisamos divulgar mais esse extraordinário exemplo de dedicação, esforço, perseverança e potencial do ser humano. Deveria ser matéria das principais programas da TV que passam na noite de domingo (Fantástico, Record Espetacular e Canal Aberto da Band). Recentemente a Globo News apresentou uma reportagem sobre Genética x Dedicação. É importante mostrar que, independente do fator genético, dedicação sempre proporciona bons resultados, quando reunimos os dois temos os gênios.  Assim acontece nos esportes, nas artes e nos estudos. Infelizmente a mídia destaca bastante os feitos nos esportes e nas artes: Neymar, Ganso, Cielo, Dayane, Sandy etc. E os Dejanir que temos no Brasil?
Já externei os meus sinceros parabéns ao Dejanir e ratifico que ele é um exemplo para todos brasileiros, este feito por meio da dedicação é motivo de grande admiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário