Após Haddad, Alckmin amplia reprovação escolar

A partir do ano que vem, alunos da rede estadual poderão ser retidos em três das nove séries do Ensino Fundamental: na 3ª, 6ª e 9ª

Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)

09 de novembro de 2013

 

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou ontem uma reforma no sistema de progressão continuada das Escolas estaduais. A partir do ano vem, o número de séries em que os estudantes podem ser reprovados vai aumentar. A decisão foi anunciada quatro meses depois de o prefeito Fernando Haddad (PT) promover alteração semelhante na rede municipal.

Os Alunos da rede estadual de São Paulo poderão ser reprovados em três das nove séries do Ensino fundamental: no 3º, 6° e 9º anos. Até este ano, a retenção era prevista em apenas dois momentos, no 5º e no 9º anos. No caso da cidade de São Paulo, a mudança, aprovada depois de consulta popular, prevê possibilidade de reprovação em cinco momentos.

Aumentar o número de ciclos sempre foi uma decisão delicada pelo receio de crescimento nas taxas de reprovação. Uma série de estudos mostra que a retenção é o primeiro passo para o abandono Escolar.

Leia na íntegra no:



Comentários:

Realmente a retenção (reprovação) pode ser um passo para o abandono escolar, mas não vamos resolver o problema com a progressão automática, isto é um grande erro que vai estourar lá na frente. Precisamos soluções verdadeiras e, neste caso, a solução é o aprendizado do aluno. O aluno precisa obter os conhecimentos prévios para ter motivação e bom desempenho no ano seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário