A importância da educação nos primeiros anos

54 mil alunos participam da segunda edição da Prova ABC

Fazem a prova alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, de 1.200 escolas

Divulgação/Todos Pela Educação
30/11/2012

De 13 a 23 de novembro acontece, em todo o País, a aplicação da segunda edição da Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização), uma parceria do movimento Todos Pela Educação, da Fundação Cesgranrio, do Instituto Paulo Montenegro/Ibope, e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova tem como objetivo avaliar a qualidade da alfabetização dos alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Nessa edição, serão avaliados cerca de 54 mil alunos do 2º ano e 3º ano do Ensino Fundamental, em 1.200 escolas públicas e privadas distribuídas em 600 municípios brasileiros.

A primeira edição da Prova ABC, aplicada no início de 2011 apenas nas capitais, contou com a participação de 6 mil alunos que tinham concluído o 3º ano do Ensino Fundamental, de 250 escolas. Os resultados revelaram que apenas 56,1% dos alunos aprenderam o que era esperado em Leitura para este nível do ensino, 53,4 em Escrita e 42,8% em Matemática, com grande variação entre as regiões do País e as redes de ensino (pública e privada).

 
 
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"O Brasil brigou para encaixar as creches na criação do Fundeb, mas os recursos da União e sua capacidade de atuação na primeira infância são pífios", afirma Alexandre Le Voci Sayad
Fonte: Estadão.com
30/11/2012
Fuvest e Enem não são sinônimos de Educação. Tampouco o Ensino médio o é. Em tempo de crescimento econômico e crise de mão de obra qualificada, uma onda de inconsciente coletivo costuma a apontar essa etapa como a única chave para a formação completa de cidadãos e trabalhadores adultos – “felizes e bem sucedidos”.
Não é tarde lembrar que os mais recentes estudos da neurociência apontam para o período de zero a cinco anos como o mais importante na formação cognitiva; é justamente nessa etapa que cerca de 90% da complexa rede neuronal é formada. A pergunta que paira no ar, esquecida nas vésperas dos vestibulares, é: será essa a gestão do Ministério da Educação que vai votar na Educação infantil a importância merecida?
 
 
Comentários:
 
Como essas duas reportagens refletem bem a situação as contradições e problemas da educação no Brasil. Por um lado, fica evidente a importância da educação nos primeiros anos da criança, mas, por outros, os resultados das crianças brasileiras não são satisfatórios.

Os resultados revelaram que apenas 56,1% dos alunos aprenderam o que era esperado em Leitura para este nível do ensino, 53,4 em Escrita e 42,8% em Matemática, com grande variação entre as regiões do País e as redes de ensino (pública e privada)”.

“Não é tarde lembrar que os mais recentes estudos da neurociência apontam para o período de zero a cinco anos como o mais importante na formação cognitiva; é justamente nessa etapa que cerca de 90% da complexa rede neuronal é formada”.

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