54 mil alunos participam da
segunda edição da Prova ABC
Fazem a prova alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, de 1.200 escolas
Divulgação/Todos
Pela Educação
Fazem a prova alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, de 1.200 escolas
30/11/2012
De 13 a 23 de novembro acontece, em todo o País, a aplicação da segunda
edição da Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização),
uma parceria do movimento Todos Pela Educação, da Fundação Cesgranrio, do Instituto
Paulo Montenegro/Ibope, e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova tem como objetivo avaliar a
qualidade da alfabetização dos alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Nessa edição, serão avaliados cerca de 54 mil alunos do 2º ano e 3º ano do
Ensino Fundamental, em 1.200 escolas públicas e privadas distribuídas em 600
municípios brasileiros.
A primeira edição da Prova ABC, aplicada no início de 2011 apenas nas
capitais, contou com a participação de 6 mil alunos que tinham concluído o 3º
ano do Ensino Fundamental, de 250 escolas. Os resultados revelaram que apenas
56,1% dos alunos aprenderam o que era esperado em Leitura para este nível do
ensino, 53,4 em Escrita e 42,8% em Matemática, com grande variação entre as
regiões do País e as redes de ensino (pública e privada).
Opinião: Educação Infantil de
qualidade pode alavancar Ensino Médio
"O Brasil brigou para encaixar as creches na criação do Fundeb, mas
os recursos da União e sua capacidade de atuação na primeira infância são
pífios", afirma Alexandre Le Voci Sayad
Fonte: Estadão.com
30/11/2012
Fuvest e Enem não são sinônimos de Educação. Tampouco o Ensino médio o
é. Em tempo de crescimento econômico e crise de mão de obra qualificada, uma
onda de inconsciente coletivo costuma a apontar essa etapa como a única chave
para a formação completa de cidadãos e trabalhadores adultos – “felizes e bem
sucedidos”.
Não é tarde lembrar que os mais recentes estudos da neurociência apontam
para o período de zero a cinco anos como o mais importante na formação
cognitiva; é justamente nessa etapa que cerca de 90% da complexa rede neuronal
é formada. A pergunta que paira no ar, esquecida nas vésperas dos vestibulares,
é: será essa a gestão do Ministério da Educação que vai votar na Educação
infantil a importância merecida?
Comentários:
Como essas duas reportagens
refletem bem a situação as contradições e problemas da educação no Brasil. Por
um lado, fica evidente a importância da educação nos primeiros anos da criança,
mas, por outros, os resultados das crianças brasileiras não são satisfatórios.
“Os resultados revelaram que apenas 56,1% dos alunos aprenderam o que era esperado em Leitura para este nível do ensino, 53,4 em Escrita e 42,8% em Matemática, com grande variação entre as regiões do País e as redes de ensino (pública e privada)”.
“Não é tarde lembrar que os mais recentes estudos da neurociência apontam para o período de zero a cinco anos como o mais importante na formação cognitiva; é justamente nessa etapa que cerca de 90% da complexa rede neuronal é formada”.
“Os resultados revelaram que apenas 56,1% dos alunos aprenderam o que era esperado em Leitura para este nível do ensino, 53,4 em Escrita e 42,8% em Matemática, com grande variação entre as regiões do País e as redes de ensino (pública e privada)”.
“Não é tarde lembrar que os mais recentes estudos da neurociência apontam para o período de zero a cinco anos como o mais importante na formação cognitiva; é justamente nessa etapa que cerca de 90% da complexa rede neuronal é formada”.
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