Lição de casa: um dever para todo dia

Lição de casa: um dever para todo dia

A tarefa de casa é uma atividade importante para a formação dos estudantes - e deve ser incentivada por pais e professores

Foto: Fernanda Sá
Foto: A rotina de estudos não deve acabar na porta da escola
A rotina de estudos não deve acabar na porta da escola
Qual a importância da lição de casa? Quanto tempo o aluno deve se dedicar aos estudos fora da sala de aula? É mesmo fundamental haver lição de casa todos os dias? Como os pais devem ajudar nas tarefas? O que fazer quando o estudante tem dificuldade para fazer os exercícios propostos pelos professores? Essas são algumas dúvidas que atormentam tanto os estudantes quanto seus pais no dia a dia da escola. Lição de casa é um assunto sempre controverso, pois escolas diferentes seguem procedimentos distintos. O importante é que tanto alunos quanto pais saibam que a rotina de estudos não acaba na porta da escola, após quatro ou cinco horas diárias de aula. Em casa, o estudo deve continuar, sob a forma da lição de casa - também chamado de dever de casa ou tarefa de casa.

"As funções da lição de casa são sistematizar o aprendizado da sala de aula, preparar para novos conteúdos e aprofundar os conhecimentos", explica Luciana Fevorini, coordenadora de ensino fundamental II do Colégio Equipe, em São Paulo. "Analisando os exercícios que os alunos resolvem sozinhos em casa, o professor pode descobrir quais são as dúvidas de cada um e trabalhar novamente os pontos em que eles apresentam mais dificuldades."

"O grande desafio do professor é fazer com que o aluno consiga atribuir significado à lição de casa", diz Eliane Palermo Romano, coordenadora pedagógica da Escola Comunitária de Campinas. "O aluno precisa perceber a função das tarefas para que compreenda sua importância", reitera Cleuza Vilas Boas Bourgogne, diretora pedagógica da Escola Móbile, de São Paulo.

Leia os tópicos abaixo e tire suas dúvidas sobre a lição de casa.
Depois, faça o teste preparado pela psicóloga Luciana Fevorini e descubra se você vem acompanhando seu filho da maneira indicada.

Acompanhe a lição de casa de seu filho


  • A lição de casa é parte do processo de aprendizagem e deve fazer parte da rotina. Estudos comprovam que crianças estimuladas pelos pais a estudar e a fazer as lições de casa têm um desempenho escolar melhor. Mas atenção: estimular não é executar a tarefa pela criança. As pesquisas também apontam que isso é prejudicial. Em resumo: acompanhe, mas não dê as respostas por ela. Estimule-a a descobrir as respostas por conta própria.
"Meus filhos nunca deixaram de fazer a lição de casa. Eu fico do lado e checo"  Cássia Kiss, atriz

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/licao-de-casa-547565.shtml


Finalmente uma boa recomendação e muito objetiva para melhorar a educação. Um texto publicado no ano passado, mas pouco divulgado = como muitas coisas na mídia brasileira, agora "A fazenda", Amy Winehouse, as maldades da novela... sem comentários. 
Voltando ao que interessa, não há como o aluno fixar o aprendizado se não exercitar o que aprendeu em sala de aula, isso é embasado por vários argumentos e pesquisas. Na lição de casa o aluno terá a oportunidade de refletir sobre o conteúdo assimilado na aula, associar a nossos conteúdos, consolidar, praticar, dominar... Enfim, aprender verdadeiramente o assunto. Se analisarmos em termos de redes entre os neurônios, a lição de casa será mais uma oportunidade de reforçar as sinapses. Além das habilidades desenvolvidas, as lições de casa contribuem para a formação de uma postura para os estudos e para a vida: não deixar acumular conteúdos, disciplina, hábito de estudos etc.
E ainda encontramos educadores que são contrários às lições de casa para todos os dias.  Um argumento diz respeito à sobrecarga. Também sou contra os excessos, mas o estudo diário contribuirá diretamente para que o aluno não necessite estudar por longas jornadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário