Um estudo sobre a motivação dos estudantes


Motivação intrínseca  

 Segundo Boruchovitch e Bzuneck (2004), a motivação intrínseca diz respeito à decisão do indivíduo para realizar uma atividade em função da satisfação causada pela própria atividade. A recompensa está na realização da própria atividade e não em outros aspectos. Não se busca algo externo como motivo para realizar a atividade.

Pela natureza da motivação intrínseca, as atividades que proporcionam tal motivação, tornam-se uma importante fonte de satisfação e impulso para que o indivíduo continue investindo seus esforços na realização, assim, não necessitando de outras pessoas ou outros fatores para a sua motivação.

             Será que a atividade escolar proporciona motivação intrínseca? A criança estuda pelo prazer no próprio conteúdo que está estudando ou por algum fator externo?

  Motivação extrínseca  

Boruchovitch e Bzuneck (2004) define a motivação extrínseca com base no entendimento da motivação intrínseca. Na motivação extrínseca, o motivo gerador da ação não está na atividade, mas em algo externo. O esforço para a realização da tarefa não está na tarefa, mas na recompensa que acontecerá pela realização da mesma. Este tipo de motivação é muito comum no ambiente escolar. Tenta-se obter a esforço do aluno para realização das lições por meio de notas.

É provável que os sistemas educacionais utilizem mecanismos da motivação extrínseca em função da dificuldade de despertar a satisfação na realização da própria atividade escolar. No entanto, tem uma fase na vida dos alunos que a motivação estar em aprender, independente de nota ou avaliação.


Mudanças nas orientações motivacionais das crianças na escola são evidentes. O avanço na escolaridade é acompanhado por decréscimo gradativo no nível de motivação, diminuindo comportamentos de curiosidade, busca de novos desafios, conhecimentos, persistência, entre outros. Buscando solucionar o problema do pouco envolvimento dos alunos, os professores frequentemente lançam mão de recompensas externas com o objetivo de atraí-los para desempenhar as tarefas solicitadas. (BORUCHOVITCH E BZUNECK, 2004, p. 48).


             Conforme apresentado por Boruchovitch e Bzuneck (2004), as crianças podem ser intrinsecamente motivadas nos primeiros anos escolares, mas, ao passar dos anos, a motivação vai decaindo. Por que será que isso acontece? Não seria possível manter a motivação pela tarefa?
Observando a entrada e saída das crianças na fase pré-escolar,  percebe-se a alegria dos aprendizes. Investigando sobre os motivos da alegria dos pequenos, muitos disseram que gostam de desenhar e de aprender a contar.

Realizando a mesma observação no comportamento dos alunos da 5ª série (6º ano) do ensino fundamental, não se observa a mesma alegria. Muitas vezes, quando os alunos entram ou saem sorrindo, o motivo da alegria não está na aprendizagem, mas no encontro dos amigos, nas brincadeiras no intervalo, entre outros.

Vários fatores podem ser os causadores da redução na motivação dos alunos. Entre os fatores apresentados pelos autores, destaca-se a ausência de novos desafios nas tarefas. Pode-se acrescentar à lista a falta de conhecimentos prévios para entendimento do conteúdo e realização das atividades.

Nas primeiras séries tudo é praticamente novo para os pequenos aprendizes. Por serem novos, os conteúdos apresentam um grau de desafio para as crianças o que pode ser um fator gerador da motivação intrínseca. Evidentemente que, na pré-escola, os professores têm o cuidado para não ensinar conteúdos muito difíceis. Além disso, os professores não se baseiam em conteúdos escolares anteriores para a aprendizagem dos novos assuntos. Portanto, não há falta de conhecimentos prévios.

No entanto, na 5ª série os alunos deveriam ter domínio de determinados conteúdos aprendidos nas séries passadas e que servem de base para a aprendizagem dos novos assuntos. Os professores partem do pressuposto que eles dominam esses conteúdos. Mas, quando os alunos não dominam, as dificuldades aparecem e a motivação diminui ou desaparece.

Uma evidência da estreita relação entre a queda da motivação e o avanço nas séries escolares é o resultado do último IDEB – índice de Desenvolvimento da Educação Básica que, segundo o MEC/INEP, teve o seguinte resultado em 2007:

Situação do Ensino no Brasil
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
Ensino Médio
4,2
3,8
3,5
Os dados Brasil e regiões referem-se às redes federal, estadual, municipal e privada.    
                                                                                 Fonte: MEC/INEP       Ano: 2007

 Evidentemente que a queda no desempenho não se resume à questão motivacional, sendo assim, faz-se necessário investigar até que ponto a motivação influencia no desempenho escolar dos alunos, bem como o impacto das deficiências do sistema educacional na motivação dos estudantes. Os resultados dessa investigação podem trazer importantes benefícios para a solução dos problemas educacionais.

Portanto, o estudo sobre a motivação dos estudantes pode ser fundamental para que os professores desenvolvam mecanismos que influenciem o comportamento dos alunos em relação à aprendizagem. Os educadores entendendo sobre o que motiva cada aluno, podem estabelecer condições que contribuam para o envolvimento ativo dos aprendizes nas tarefas do processo de aprendizagem.
MOTIVAÇÃO PARA APRENDER


Embora a motivação no contexto escolar tenha sido cada vez mais estudada na história da Psicologia ainda é um assunto muito complexo.  Por se tratar de um tema tão complexo e com diferentes entendimentos no senso comum, faz-se necessário a etimologia da palavra motivação.

De acordo com Boruchovitch e Bzuneck (2004), com base na origem etimológica da palavra, define-se motivação como aquilo que move a pessoa ou que a coloca em ação ou a faz alterar o curso o seu direcionamento.

Segundo Boruchovitch e Bzuneck (2004) existe um consenso entre os autores sobre a dinâmica dos fatores que impulsionam uma pessoa a decidir e agir em busca de um objetivo.

Novas concepções sobre motivação têm expandido o enfoque das razões que levam à ação. Entre as novas razões que motivam que motivam, destacam-se as metas pessoais. 

A motivação reflete a forma como as pessoas canalizam os seus recursos pessoais de tempo, energia, conhecimentos e habilidades para uma determinada atividade (Boruchovitch e Bzuneck, 2004).

Por tudo isso, percebe-se que motivação é um tema muito abrangente em relação ao comportamento humano, então é preciso aprofundar o estudo em determinado contexto e fase do indivíduo.

Um importante contexto do estudo da motivação é aprendizagem das crianças. Diante dos baixos índices da avaliação do sistema educacional brasileiro, muitas vezes coloca-se como causa a falta de motivação do estudante. Quais os fatores que podem interferir na motivação do aprendiz?
 

A motivação tornou-se um problema de ponta em educação, pela simples constatação de que, em paridade de outras condições, sua ausência representa queda de investimento pessoal de qualidade nas tarefas de aprendizagem. Alunos desmotivados estudam muito pouco ou nada e, consequentemente, aprendem muito pouco. Em última instância, aí se configura uma situação educacional que impede a formação de indivíduos mais competentes para exercerem a cidadania e realizarem-se como pessoas, além de se capacitarem para a vida. (BORUCHOVITCH E BZUNECK, 2004, p.13).



Em busca de resposta para esses questionamentos e melhor entendimento em relação à motivação do aprendiz, faz-se necessário um maior aprofundamento sobre o tema, sobretudo, sobre motivação interna e externa; motivação intrínseca ou extrínseca. 

Fonte: Motivação para Matemática: Emoções e atribuições de causalidade.
Dayane Ramos Santos Duarte e Ednaldo Conceição Ribeiro

O grande dilema (solução) da educação

Para que a educação tenha êxito é preciso que o aprendiz esteja motivado. Sem motivação não há esforço para aprender. Uma criança pode fazer muitas coisas por obrigação, basta o adulto mandar e exigir que a criança faça. No entanto, não podemos fazer o mesmo com a aprendizagem. Não podemos obrigar uma criança a aprender. Podemos obrigar a estudar (?), ler, resolver exercício (se for possível), mas não podemos obrigar a aprender. Para que a criança aprenda, ela precisa querer. Não estou falando de fazer vontade, de deixar a criança aprender se quiser, de passar ‘”a mão na cabeça”, mas de despertar a vontade da criança, isto é, de despertar a motivação. Como disse o prof. Toru Kumon, mesmo que haja um imenso potencial, se não houver motivação, não há desenvolvimento. Professor com vasta experiência, ele percebeu que as crianças têm um infindável potencial, mas, muitas vezes, a educação coletiva não proporciona a motivação necessária para aprender e desenvolver este imenso potencial.

Então, como despertar a motivação do aluno?
Precisamos saber mais sobre motivação, aprendizagem e, sobretudo, conhecer a criança que queremos ver motivada para aprender.

Brasileiro lê, em média, quatro livros por ano

Cerca de 75% nunca foram a uma biblioteca; resultado de pesquisa sobre leitura é pior que o de estudo de 2007

Fonte: O Globo (RJ)
 
Nova edição de pesquisa sobre hábito de leitura do brasileiro mostra que, por ano, cada pessoa lê em média 4 livros. Mas, desses, só dois são lidos até o fim. O número é menor do que o registrado em 2007, quando houve a 2ª edição da pesquisa. Na época, a média de livros lidos por ano era de 4,7.
O estudo foi feito pelo Ibope Inteligência com 5 mil entrevistados em 315 municípios entre junho e julho de 2011. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro, mostra que metade da população (88,2 milhões de pessoas) é considerada leitora, ou seja, leu ao menos um livro nos últimos três meses. O índice também é menor que o registrado em 2007, quando 55% da população eram considerados leitores.
O Centro-Oeste tem a melhor média de livros lidos, seguido por Nordeste, Sudeste , Sul e Norte. Lida por 41,1 milhões de brasileiros, a Bíblia é a de maior leitura. Em seguida vêm livros didáticos, romances, livros religiosos, contos e livros infantis. Depois da Bíblia, o mais citado foi "A Cabana", de William P. Young, e "Ágape", do padre Marcelo Rossi. Entre os autores, Monteiro Lobato é o mais citado, na frente de Machado de Assis (2º) e Paulo Coelho (3º). As mulheres leem mais que os homens: 57% delas contra 43% deles. Mas 75% da população nunca frequentaram biblioteca na vida.
Presente ao seminário no qual o estudo foi divulgado, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, disse que o governo trabalha para zerar o número de municípios sem biblioteca. E destacou que a leitura é melhor do que a TV para a formação cultural:
- A leitura, quando vai além do livro didático, permite a formação do cidadão.
Para pesquisadores da cadeia do livro, políticas de bibliotecas públicas e de barateamento do preço do livro que ainda precisam ser aperfeiçoadas estão entre os fatores que explicam os baixos números da pesquisa. Autor do livro "A cadeia produtiva do livro no Brasil" (com Fabio Sá Earp), o professor da Uerj George Kornis diz que a formação de leitores precisa ser vista como um processo de longo prazo:
- O CCBB no Rio formou uma plateia de artes, mas levou 20 anos para isso. Com o leitor também não tem milagre. É um processo com a família mostrando o barato de se informar, de entrar numa história; com a escola criando circuitos de leitores. Agora, a oferta de espaços de leitura, de bibliotecas, apesar de não ser suficiente, é necessária. Assim como o preço do livro não explica tudo, mas o fato de ele ser caro inibe leitores.
A falta de condicionalidades mais fortes para que o mercado editorial reduzisse o preço do livro quando foi beneficiado por uma desoneração tributária, há cerca de cinco anos, é outro ponto citado por Kornis:
- Não havia sanção (se não baixassem o preço). Não houve resposta significativa. O equivalente americano de um título brasileiro é 50% mais barato. Além do preço, o mercado poderia pensar em novos modos de oferta: o mercado fonográfico aprendeu a vender faixas em vez do CD; poderia haver vendas parciais de livros técnico-científicos.
- A desoneração também previa que as editoras contribuíssem para um fundo para ações de leitura. Esse fundo ainda não foi criado. Ele tinha de ser compulsório, só vai funcionar quando for - completa Felipe Lindoso, consultor de políticas públicas para o setor editorial, autor de "O Brasil pode ser um país de leitores?", e que participou da 1 edição da pesquisa do Pró-Livro. - Mas a resposta real para o livro caro é a biblioteca pública. O governo está implantando o Programa do Livro Popular, financiando a aquisição de livros por bibliotecas municipais. Mas pelo menos metade das escolas no país ainda não tem biblioteca.


Lamentável! Não concordo que o problema seja "Para pesquisadores da cadeia do livro, políticas de bibliotecas públicas e de barateamento do preço do livro que ainda precisam ser aperfeiçoadas estão entre os fatores que explicam os baixos números da pesquisa", embora concorde que o preço do livro precisa ser reduzido, mas podemos encontrar livros baratos. No metrô de SP comprei livro em máquina por menos de dez reais, isto é, menos que o preço de 3 cervejas. Acredito a causa seja o processo de alfabetização ineficaz, a falta de estímulo na escola e em casa, a falta de exemplos e uma grande quantidade de analfabetos funcionais, entre outros motivos.


Para saber mais:
http://todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/22068/brasileiro-le-em-media-quatro-livros-por-ano/

MEC cria prova para alunos de 7 anos

Objetivo é identificar falhas no processo de alfabetização e tentar corrigi-las a tempo

Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)

O Ministério da Educação (MEC) criará mais uma avaliação, para crianças de 7 anos. O exame, ainda sem data para começar, quer detectar se esses alunos estão conseguindo aprender a ler. Hoje, 15,2% das crianças no País acabam o período de alfabetização sem saber ler ou escrever.

O dado nacional esconde diferenças enormes entre regiões e Estados. Enquanto em Santa Catarina e no Paraná apenas 5% das crianças não estão alfabetizadas aos 8 anos, no Pará e no Maranhão o índice passa dos 30%. Em São Paulo, a média é de 7,6%.

Apesar de o Ensino Fundamental ser de responsabilidade dos municípios - e, em menor grau, dos Estados -, o MEC quer acompanhar as crianças para que se cumpra a meta de alfabetizar todos os estudantes até os 8 anos.

"Queremos fazer essa avaliação para que seja possível intervir antes dos 8 anos se o resultado não for bom", disse o ministro Aloizio Mercadante, em reunião da Comissão de Educação na Câmara. "Temos outra prova aos 8 anos. Mas aí, se a criança não se alfabetizou, já teremos uma defasagem que pode terminar no abandono da escola."

O MEC faz, desde 2008, a Provinha Brasil, de alfabetização e matemática para crianças de 8 anos. Mas essa avaliação não é nacional. O material é preparado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inpe), repassado para Estados e municípios e utilizado livremente. O resultado é apenas para uso interno. A ideia inicial, de se fazer uma amostra nacional para que se pudesse avaliar o grau de alfabetização antes de as crianças chegarem à 4.ª série - quando passam pela Prova Brasil -, nunca saiu do papel e o MEC hoje usa dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda não está definido como e se a divulgação desses números será feita. Mercadante, no entanto, quer destacar pelo menos as escolas que estão conseguindo alfabetizar seus alunos. O novo ministro já pegou o programa, chamado de Alfabetização na Idade Certa, quase pronto quando assumiu o cargo, em fevereiro, mas quer incluir algumas mudanças. Uma delas é dar bônus para escolas e professores que atingirem objetivos.

"Estamos trabalhando um grande programa de bolsa de estudos para os professores que tiverem os melhores resultados, para que eles visitem e façam estágios nas melhores escolas do Brasil e até do exterior. É uma maneira de motivá-los."

Comentários
20.03.2012
Ednaldo
Evidente que precisa avaliar e uma a provinha é uma alternativa, no entanto, avaliar e não ter ações que precisas e concretas que solucionem essa questão, não vai melhorar da educação brasileira, afinal, a base é fundamental. "O começo é determinante!". Se não mudarmos a postura de muitos professores, sem a participação dos pais, sem exemplos e ambiente de leitura...enfim, sem po´líticas e estratégias adequadas, a avaliação será inócua.

20.03.2012 às 14h 21min
Fatima

Com os dados que ainda temos hoje sobre os níveis de alfabetização e o tempo que as crianças levam para conquistarem o direito de ler e escrever, faz-se urgente que esta iniciativa logo aconteça. E todos os estados

Espaço para os erros


Segundo dupla de psicólogos franceses, exigir perfeição afeta o lado emocional das crianças e tende a prejudicar o rendimento escolar. Alunos devem saber que as falhas fazem parte do processo de aprendizado, aconselham


Fonte: Correio Braziliense (DF)


Rosemeire e Frederico se preocupam em acompanhar as lições do filho, Octávio, para o caso de surgir alguma dúvida: sem definição de nota mínima para parabenizar o menino

Na busca por garantir um bom desempenho Escolar dos filhos, muitos pais ficam em dúvida sobre qual é a melhor forma de agir. É mais eficaz pressionar crianças e adolescentes constantemente para que eles não percam a disciplina e mantenham sempre boas notas ou evitar o excesso de cobrança para que o estresse não prejudique o rendimento?

Dois pesquisadores franceses trazem novas informações que podem ajudar os pais nessa difícil tarefa. Depois de realizar um estudo com alunos do 6º ano do ensino fundamental (idade média de 11 anos), Frédérique Autin e Jean-Claude Croize, pesquisadores, respectivamente, da Universidade de Poitiers e do Centro Nacional de Pesquisa Científica, concluíram que, quanto mais tranquilos e com menos receio de falhar, melhor se saem os estudantes.

Segundo a pesquisa, publicada na edição deste mês do Journal of Experimental Psychology, a pressão para obter um bom desempenho e o medo de errar podem interferir no funcionamento da mente e prejudicar o rendimento dos estudantes. Para os especialistas, as crianças tendem a se sair melhor na Escola quando se sentem confiantes e são ensinadas a ver a falha como algo normal e parte do aprendizado. Essa abordagem, acreditam, garante melhores resultados que a pressão constante.

Para chegar a essa conclusão, ela e seu colega dividiram a pesquisa em três fases. Na primeira, 111 estudantes precisavam resolver problemas de anagramas que não tinham sido ensinados a solucionar. Para um grupo desses alunos, os educadores e os pais diziam, antes da tarefa, que a dificuldade e a falha são aspectos comuns do aprendizado. Para a outra parte, era simplesmente pedido que respondessem às questões. “Os estudantes do primeiro grupo trabalharam melhor do que os outros, especialmente nos problemas mais difíceis e, aparentemente, sem solução”, revela Autin.

O segundo experimento contou com 131 alunos. Em um primeiro momento, parte dos alunos teve de resolver um anagrama bem simples para seu nível de Escolaridade. Depois, todos tiveram de completar um teste de interpretação textual. Parte deles ouviu de adultos que o aprendizado é resultado de um esforço e outro não ouviu nenhuma mensagem. Nesse caso, os alunos com quem adultos tinham conversado e aqueles que já tinham resolvido o anagrama simples se saíram melhor que os demais.

Por fim, em um terceiro experimento, 68 crianças responderam a um questionário que incluía perguntas de interpretação de texto e sobre como eram cobradas por seus pais e professores. Os pesquisadores notaram, então, que aquelas que viviam sob menos pressão se saíram melhor nas perguntas de interpretação.

Autin esclarece ao Correio que muitas crianças crescem em um ambiente no qual há uma “obsessão com o sucesso”. “Reconhecer que a dificuldade é uma etapa crucial no processo de aprendizagem poderia parar com o círculo vicioso que faz com que momentos difíceis criem sentimentos de incompetência, que, por sua vez, resultam em deturpações no aprendizado”, salienta a coautora do estudo.

Insegurança
Apesar de a pesquisa ter sido feita na França, especialistas acreditam que fenômeno parecido pode ser observado em alunos brasileiros. Para a psicopedagoga Rosângela Medeiros, a preocupação dos pais em garantir um bom futuro para o filho pode levar a exageros. “Atendo crianças que têm dificuldade emocional, ansiedade e problemas de grafia decorrentes da pressão que os pais exercem”, conta. Nei Vieira, diretor de ensino fundamental II do colégio Galois, completa o raciocínio: “O estresse infantil começa, definitivamente, com a pressão da família e o medo de errar. Os pais mais rigorosos criam filhos inseguros, que apresentam maior desequilíbrio na hora de uma avaliação”, aponta.


Deixar claro para as crianças que o erro faz parte do processo de aprendizagem não significa que os pais não devem estar atentos ao desempenho dos filhos. É o que busca fazer o casal Rosemeire e Frederico Felipe, ambos de 45 anos e pais de Octávio, 9. “Quando ele está fazendo alguma atividade ou tarefa, eu e minha mulher procuramos ajudá-lo da melhor maneira possível, até porque alguma dúvida pode surgir. Porém, procuramos incentivá-lo a ter vontade própria. Ao contrário de alguns de meus amigos, não estabeleço uma determinada nota para parabenizar meu filho, apenas pedimos um bom desempenho”, diz o pai.

O educador Nei Vieira ressalta a importância da participação dos responsáveis na vida acadêmica das crianças e adolescentes. “A família não deve delegar apenas à Escola a tarefa de ensinar. A cobrança do pai deve ser saudável, para que o filho o veja como um amigo e aliado, não como um fiscal”, analisa. Mesmo com pouco tempo livre, a assistente social Gilmara Stoduto, mãe de Heitor, 10 anos, e Arthur, 7, não deixa de checar se eles cumprem seus deveres. “Trabalho o dia todo e só volto para casa à noite, quando verifico as tarefas. Nesse horário, eles já estão cansados e querendo fazer outras coisas, mas a sensação que tenho é que, mesmo reclamando, eles ficam satisfeitos em saber que nos preocupamos com eles, sem pressioná-los.”

Autonomia
À medida que os estudantes envelhecem, eles podem ganhar mais autonomia, acredita a psicopedagoga do Galois Adriana Ávila, mãe de três meninas, sendo que a mais nova, Isabela, 12 anos, ainda cursa o ensino fundamental. “Muitas mães ficam preocupadas e querem proteger o filho, mas essa atitude não faz com que a criança se desenvolva. Eu tenho o hábito de acompanhar a agenda da Isabela, vejo as tarefas e, assim, ela cria responsabilidade. Eu apenas exijo que ela dê o máximo de si e refaça as questões que errou para não cometer o mesmo erro mais de uma vez”, diz.


Nesse processo de aprendizado e conquista de autonomia, uma boa ideia é estabelecer um acordo claro com os pequenos, sugere Ângela Neves, coordenadora do colégio Marista. “A família deve orientar o filho e combinar uma espécie de contrato com ele, definindo bem os horários de estudar e brincar. Se ele utilizar o horário de estudo para ir ao computador, por exemplo, é importante que ele saiba que haverá uma consequência. Não concordo com uma estrutura familiar que não dá recursos para os filhos terem um bom resultado na Escola”, opina a educadora.

Duas perguntas para Frédérique Autin, pesquisadora do Departamento de Psicologia da Universidade de Poitiers, na França
É comum que as crianças do Ensino Fundamental sintam medo de falhar, principalmente quando são pressionadas pelos pais?


Os pais não são os únicos responsáveis pela pressão que os filhos sentem. Os estudantes e colegas da Escola também desempenham esse papel. A pressão é, sobretudo, caracterizada por fazer com que a criança seja bem-sucedida a todo custo. É uma questão de Educação acadêmica e posição social.

A família poderia ser uma espécie de chave para ensinar a criança a lidar com a dificuldade?

A família precisa dar espaço para que os estudantes lidem com situações adversas. Ela forma a base para que as crianças se saiam bem na Escola. Eu acho que o progresso e o fato de que eles estão aprendendo alguma coisa, mesmo falhando, são um jeito coerente de ensiná-los que é comum errar e nem sempre temos sucesso em todas as atividades que fazemos.

A fórmula para chegar lá

Eles conseguiram entrar nos mais disputados cursos das melhores universidades do Brasil e até do Exterior. Saiba como esses alunos venceram as dificuldades para alcançar o topo

Rachel Costa

img.jpg
Higor é negro, mora em um bairro popular da zona sul de São Paulo e estudou toda a vida em escola pública. Comemora, agora, o primeiro lugar em direito na Fundação Getulio Vargas (FGV). Mariana, criada em uma pequena cidade do sul de Minas, não entrou para a universidade de primeira. Não podia pagar pelo ensino superior privado, então tentou o vestibular de novo e, neste ano, conquistou incríveis nove aprovações para medicina em instituições públicas de ponta. Ornaldo é indígena e acaba de chegar a São Paulo. Ele, que veio do Acre, é o mais novo aluno de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mais do que superar dezenas de candidatos e conquistar uma vaga em instituições e cursos concorridíssimos, esses jovens têm outra característica que os une: para chegar lá, tiveram de vencer adversidades muito maiores do que os exames.

Com boa parte ou toda a vida escolar na educação pública, são a prova de que brilho individual é peça importante para superar a precariedade do ensino brasileiro. Não que no passado jovens talentos oriundos de famílias sem dinheiro e com trajetórias acadêmicas exemplares não existissem. Eles já estavam aí, só que em menor número. Na última década, porém, com a melhoria econômica e a maior confiança da população brasileira, está em curso uma mudança que tem embasado a maior presença desses estudantes nas salas de aula dos principais centros acadêmicos do País. “Antes, uma série de alunos de escola pública com grande potencial não chegava à academia por achar que não conseguiria passar no vestibular”, avalia o cientista social Juarez Dayrell, coordenador do Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Isso mudou. “Na última década houve uma transformação de imaginário que colocou na ordem do dia das camadas populares o desejo de ir à universidade”, considera Dayrell, que observou essa tendência em uma pesquisa recente com 245 jovens do ensino médio público paraense. Ainda que eles não soubessem como, a maior parte demonstrou interesse em cursar o ensino superior.
img1.jpg
Quando chegam lá, mais que simples alunos, esses jovens muitas vezes se tornam propulsores de mudança dentro das instituições. Foi o caso de Higor Borges Lima, 22 anos. Quando se inscreveu para o vestibular de direito na FGV, o jovem, filho de pai retificador ferramenteiro e mãe auxiliar de enfermagem, sabia que não tinha nenhuma condição de bancar os R$ 3.743 mensais cobrados pelo curso. “Fiquei feliz quando vi que passei em primeiro, mas nem alimentei esperança de estudar lá”, conta. Mal imaginava ele que, do outro lado da cidade, no campus da FGV, sua aprovação também causava rebuliço. Afinal, foi com surpresa que a direção da instituição constatou que o primeiro colocado vinha de um desconhecido colégio público da zona sul de São Paulo, a escola estadual Professora Maria Petrolina Limeira dos Milagres. O colégio ocupou apenas a humilde 481ª posição no último ranking das escolas paulistanas no Enem, em um total de 897 instituições de ensino médio da cidade.

Diante da constatação, houve toda uma negociação interna para garantir que o rapaz ficasse. É praxe na FGV dar ao primeiro colocado bolsa integral. No caso de Higor, porém, era preciso fazer mais. “Resolvemos antecipar um programa previsto para começar no próximo ano letivo, de auxílio financeiro para alunos que não têm recursos para se bancar na instituição, que exige dedicação integral aos estudos”, disse Oscar Vilhena, diretor da Escola de Direito da FGV-SP. Em caráter de emergência, aprovou-se que, além da isenção da mensalidade, o jovem receberia R$ 850 por mês. A decisão pegou o rapaz de surpresa e o deixou com um doce dilema a resolver: aprovado também no tradicionalíssimo (e concorrido) vestibular da Faculdade de Direito da USP o estudante deveria escolher entre a FGV e a universidade estadual. Bateu o martelo na sexta-feira 24: ficou com a FGV. Para passar nas duas instituições, Higor teve de compensar, por conta própria, o que não viu em sala de aula. “Eu aprendo muito sozinho”, conta ele, que devorou as apostilas do cursinho em casa.
Leia mais em:
http://www.istoe.com.br/reportagens/193189_A+FORMULA+PARA+CHEGAR+LA?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage